Totus Tuus Mariae




Notícias
  • Voltar






01/07/2012
Relíquia do coração de São Camilo di Lellis vem pela 1ª vez ao Brasil
Nos dias 28 e 29 de Julho, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Pinhais - PR




Nos dias 28 e 29 de Julho, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, em Pinhais - PR

Por ocasião das comemorações dos 90 anos (1922-2012) da chegada dos primeiros missionários camilianos (padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma) no país, a Província Camiliana Brasileira trará a relíquia do coração de seu fundador, São Camilo de Lellis, que percorrerá, no mês de julho, diversas localidades do Brasil onde a congregação atua nas áreas hospitalar, educacional, assistência social e religiosa.
...........Peregrinação da Reliquia de São Camilo - folder
 
A relíquia chegará ao Brasil no domingo,1º de julho, e passará pelas cidades de Brasília (DF), Macapá (AP), Fortaleza (CE), São Paulo (além da capital percorrerá os municípios de Cachoeira Paulista, Aparecida, Osasco, Santos e Jundiaí), Rio de Janeiro(RJ), Monte Santo (MG), Iomerê (SC), Pinhais (PR), Cachoeiro de Itapemirim (ES).
.....Calendario da Perigrinação da Relíquia de São Camilo
No dia 12 de julho, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a visita da relíquia do coração de São Camilo será transmitida pela rádio, TV e internet a partir das 9h.
 
Em 14 de julho, dia de São Camilo Lellis, será celebrada uma missa no Santuário Nacional de Aparecida, às 9h, com transmissão ao vivo pela TV Aparecida para todo Brasil. A celebração será presidida pelo cardeal dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida (SP) presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
                   Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (28 e 29 de julho)
         Av. Camilo di Lellis,960 - Município de Pinhais - PR - Fones: (41)3667-3008 - (41)3667-3009
......Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança - em Pinhais-PR
                                                                                        Foto: Rodrigo Oliveira
Ainda no Estado de São Paulo, o coração de São Camilo passará pela Congregação Irmãs Filhas de São Camilo no dia 13 julho; na Diocese de Osasco – Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no dia 15; na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia no período de 16 a 19 a julho e depois irá para cidade de Santos no dia 20 de julho.
 
                                                   A RELÍQUIA
 
O coração de São Camilo está hoje conservado numa urna de vidro, dentro de um relicário dourado, no quarto onde ele morreu. O local foi transformado em uma capela (1755), na sede do Governo Geral da Ordem Camiliana, junto à Igreja Santa Maria Madalena, na região central de Roma, onde é visitado por milhares de devotos.
.
 “Para os camilianos, este ano de 2012 é muito especial, com diversas comemorações e a vinda da preciosa relíquia do coração do nosso padroeiro ao Brasil. Animados pelo dom da vocação camiliana, somemos força e partilhemos nossas esperanças, para, juntos, rejuvenescer e revitalizar nossa Província, comprometida com a missão evangelizadora no mundo da saúde. Que São Camilo interceda por nós e que sejamos discípulos missionários, promotores de vida e saúde e que ‘a saúde se difunda sobre a Terra’ (Eclo 38,08)”, declarou padre Léo Pessini, Provincial e Presidente das Organizações Camilianas Brasileiras.
 
                                                   O SANTO
 
Santo padroeiro dos doentes, dos hospitais e dos profissionais da saúde, São Camilo de Lellis (1550-1614) é conhecido como um dos profetas do cuidado humanizado no mundo da saúde. Ficou célebre seu grito junto aos profissionais da saúde, e que não perdeu sua atualidade após quase quatro séculos: “Mais coração nas mãos, irmão”. Ou seja, a competência profissional (mãos) tem que estar junto com a competência humana (coração).
.
                                             REDE SÃO CAMILO
 
Mantida pela Província Camiliana Brasileira, fundada em 1922, pelos padres Inocente Radrizzani e Eugênio Dalla Giacoma, é referência na gestão de hospitais e na educação superior em saúde no país. No Brasil, os camilianos atuam nas dimensões: Assistência à Saúde (hospitais); Educação à Saúde (centros universitários); Assistência Social (equipamentos sociais); Religiosa (pastoral da saúde, capelanias, paróquias e seminários), e Missionária. A Província Camiliana Brasileira, com o Governo Geral da Ordem do Ministro dos Enfermos, está sediada em Roma e presente em 35 países nos cinco continentes. A Ordem foi criada em 1614, pelo precursor São Camilo de Lellis.
.
ORAÇÃO A SÃO CAMILO
Glorioso São Camilo, volvei um olhar de compaixão para com os que sofrem e para com os cuidadores. Concedei, aos doentes, a aceitação  cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Daí, aos que cuidam  dos doentes, competência, dedicação e amor. Ajudai-nos a assumir o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus.
Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares e os encorajem na convivência solidária. Abençoai os profissionais da saúde e que o Deus da vida conceda paz, esperança e saúde a todos. Amém!.
                      ORAÇÃO DO ENFERMO
Senhor, coloco-me junto de Ti em atitude de oração.
Sei que me ouves, Tu me conheces.
Sei que estou em Ti e que Tua força está em mim.
Olha para o meu corpo marcado pela enfermidade.
Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer.
Sei que não Te alegras com o sofrimento de teus filhos.
Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e cansaço.
Torna-me paciente e compreensivo.
Coloco, em Tuas mãos, minhas preocupações, angústias, sofrimentos e meu desejo de recuperar a saúde.
Que o exemplo de Teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na cruz, seja minha força.
Peço, ainda, Senhor: ajuda aos médicos e enfermeiros a terem para com os doentes a mesma dedicação e amor que São Camilo tinha. Amém!
_______________
 
        Confira video que registra  a chegada do Coração de São Camilo no Peru, em 25/10/2011



http://www.totustuusmariae.com.br/?cat=7&id=420



Artigo Visto: 3880