Totus Tuus Mariae




Maria Santíssima
  • Voltar






29/04/2012
Dogmas a respeito da Virgem Maria



1.    A Igreja ensina os seguintes dogmas a respeito da Virgem:
 
A MATERNIDADE DIVINA
A IMACULADA CONCEIÇÃO
A VIRGINDADE PERPÉTUA
A ASSUNÇÃO AOS CÉUS
 
2.    Sim, devemos crer plenamente. Se alguém se atrevesse a negá-los ou duvidar deles conscientemente, cometeria um pecado mortal.
 
3.    O dogma da MATERNIDADE DIVINA consiste em que a Virgem Maria é verdadeira Mãe de Deus, por ter engravidado por obra do Espírito Santo e dado à luz a Jesus Cristo, não quanto a sua Natureza Divina, senão quanto à Natureza humana que tinha assumido. A Igreja afirma este Dogma desde sempre, e o definiu solenemente no Concílio de Éfeso (século V). O Concílio Vaticano II menciona esta verdade com as seguintes palavras:
 
"Desde os tempos mais antigos, a Bem Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, e cujo amparo os fiéis dão com suas súplicas em todos seus perigos e necessidades" (Const. Dogmática Lumen Gentium, Num 66).
 
4.    EM QUE CONSISTE O DOGMA DA IMACULADA CONCEIÇÃO?
 
O Dogma da IMACULADA CONCEIÇÃO consiste em que a Virgem foi preservada imune da mancha do pecado original desde o primeiro instante de sua Concepção, por singular graça e privilégio de Deus Onipotente, em atendimento aos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gero humano. Esta verdade foi proclamada como Dogma de Fé pelo Papa Pio IX, o 8 de dezembro de 1854 , na Bula Ineffabilis Deus.
 
5.    EM QUE CONSISTE O DOGMA DA VIRGINDADE PERPÉTUA?
 
O Dogma da VIRGINDADE PERPÉTUA consiste em que a Mãe de Deus conservou plena e perpetuamente sua Virgindade. É dizer, que foi Virgem antes do parto, no parto e perpetuamente, depois do parto. A Igreja afirma este Dogma desde o Credo composto pelos Apóstolos O Concílio Vaticano II diz:
 
"Ela é aquela Virgem que conceberá e dará a luz um Filho, que se chamará Emmanuel" (Const. Dogmática Lúmen Gentium, n 55).
 
6.    EM QUE CONSISTE O DOGMA DA ASSUNÇÃO AOS CÉUS?
 
O Dogma da ASSUNÇÃO AOS CÉUS consiste em que a Imaculada Mãe de Deus, sempre Virgem, cumprido o curso de sua vida terrena foi subida em corpo e alma à glória celestial. Este Dogma foi proclamado pelo Papa Pio XII, o 1º de novembro de 1950 , na Constituição Munificentisimus Deus.
 
7.    ALÉM DESTES PRIVILÉGIOS QUE TÍTULOS TEM NOSSA SENHORA?
 
Nossa Senhora tem os seguintes títulos: Mãe dos homens, Mãe da Igreja Advogada Nossa, Corredentora, Medianeira de todas as graças, Rainha e Senhora de todo o criado, e todas os louvores que contém o Rosário.
 
8.    QUAIS SÃO AS RELAÇÕES QUE EXISTEM ENTRE A VIRGEM MARIA E A SANTÍSSIMA TRINDADE?
 
A Virgem tem uma relação especialíssima com a Santíssima Trindade porque:
 
é Filha de Deus Pai, já que foi criada por Deus.
é Mãe de Deus Filho, pois é a Mãe de Jesus Cristo.
é Esposa de Deus Espírito Santo, pois o Espírito Santo formou o corpo de Jesus nas entranhas puríssimas da Virgem.
 
CULTO À VIRGEM
 
1 DEVEMOS DAR CULTO À VIRGEM
 
Sim, porque é a Mãe de Deus e Mãe espiritual de todos os cristãos.
 
2 RENDEMOS O MESMO CULTO A DEUS QUE À VIRGEM?
 
Não. A Deus, por ser o Supremo Senhor de todo o criado, rendemos-lhe culto de adoração, chamado LATRIA. À Virgem, em mudança, por sua grandeza a veneramos com um culto especial, chamado de HIPERDULIA.
 
3 POR QUE CHAMAMOS MEDIANEIRA À VIRGEM?
 
Ainda que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e o homem, não se exclui por isso a existência de outra mediação secundária e subordinada a da Virgem Maria. A Virgem é medianeira de todas as graças, porque intercede por nós diante de seu Filho Divino, e porque nos leva da mão à Pátria Celestial.
 
4 É NECESSÁRIA A DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA?
 
A devoção à Virgem é necessária para salvar-nos, mas com necessidade moral, que se apoia no querer de Deus que nos deu-a como Mãe.
 
5 QUE CARACTERÍSTICAS TEM DE TER NOSSA DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA?
 
Como bons filhos seus, temos de venerá-la, invocá-la, imitá-la e amá-la.
 
6 COMO PODEMOS IMITÁ-LA?
 
Imitamos à Virgem Maria através de todas as virtudes, pois todas as viveu no maior grau possível.
 
7 DE QUE MANEIRA PODEMOS DIRIGIR-NOS À SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA?
 
Além das orações que a piedade de cada um possa compor, a Igreja recomenda dizer as seguintes: O AVEMARIA, O ANGELUS, A SALVE MARIA, O LEMBRAI-VOS, O MAGNIFICAT, BENDITA SEJA TUA PUREZA, JACULATÓRIAS, e de maneira especial porque Ela o pediu, o rezo do Santo Rosário.
 
8 QUE É O SANTO ROSÁRIO?
 
O Santo Rosário é um conjunto de Aves Maria e Pais Nossos em honra da Virgem, estas orações costumam ir acompanhadas de piedosas meditações a respeito dos principais mistérios de nossa fé.
 
9 POR QUE SE CHAMA ROSÁRIO A ESTAS ORAÇÕES?
 
Chama-se Rosário porque as orações que se enlaçam com as meditações dos mistérios (gozosos, dolorosos, luminosos e gloriosos) formam uma coroa de rosas que se oferece a Maria Santíssima.
 
10 QUAL É O MÊS DEDICADO À VIRGEM MARIA DE UM MODO ESPECIAL?
 
O mês dedicado à Virgem é o mês de maio. Assim o dispôs a Igreja.
 
11 QUAL É O DIA DA SEMANA TRADICIONALMENTE DEDICADO À VIRGEM MARIA?
 
O dia dedicado à Virgem Maria, por uma tradição antiqüíssima, é o sábado. Neste dia podemos por presente a Nossa Mãe de forma especial, oferecendo-lhe algum pequeno sacrifício e dirigindo uma oração em sua honra, por exemplo a Salve.
 
12 TEMOS DE PROPAGAR A DEVOÇÃO À VIRGEM MARIA?
 
Sim, porque os bons filhos falam de sua Mãe, e porque a amam propagando seu culto.
 
13 QUE DIZ O CONCÍLIO VATICANO II A RESPEITO DA DEVOÇÃO À VIRGEM
 
Adverte a todos os fiéis da Igreja o seguinte:
 
"QUE TENHAM MUITO EM CONSIDERAÇÕES AS PRÁTICAS E Os EXERCÍCIOS PARA ELA RECOMENDADOS PELO MAGISTÉRIO AO LONGO DOS SÉCULOS" (Const. Dogmática Lúmen Gentium n. 67).
Fonte: Tu es Petrus




Artigo Visto: 1963